LEI N° 1.385, de 29 de janeiro de 2024

 

 “REGULAMENTA A LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021, QUE DISPÕE SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS, NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOORETAMA”.

 

O ExcelentíssimO SENHOR PREFEITO Municipal de SOORETAMA - eS, usando de suas atribuições legais, conforme determina o art. 30 da Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal e demais normas que regem a matéria, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

 

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1º Esta Lei regulamenta a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos, no âmbito da Câmara Municipal de Sooretama para organizar os órgãos internos e suas competências e atribuições.

 

Art. 2º O disposto nesta lei abrange apenas a Câmara Municipal.

 

Art. 3º Com base na Lei Orgânica do Município e na organização interna de cada Poder, por meio desta Lei, cria cargo auxiliar ao procedimento licitatório.

 

CAPÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA CÂMARA

 

Art. 4º Com base nesta lei fica criada a Diretoria de Compras e Licitações, de provimento comissionado, vinculado à Presidência da Câmara Municipal, cuja atribuição será a condução do processo licitatório, bem como na contratação de bens e serviços, conforme quantitativo, carga horária e remuneração atribuídas no anexo I desta lei.

 

§ 1º São atribuições da Diretoria de Compras e Licitações:

 

I - Gerir as aquisições de bens, materiais, serviços, obras e serviços de engenharia no âmbito da Câmara Municipal, por meio de coordenação, orientação, controle e execução das atividades relacionadas com bens, materiais, serviços, obras e serviços de engenharia, almoxarifado e contratos, por meio de licitações, dispensas e inexigibilidades;

 

II - Promover análises e padronizações das aquisições de bens, materiais, serviços, obras e serviços de engenharia, consolidando informações relevantes para as decisões dos órgãos solicitantes por meio de licitações e pelo Sistema de Registro de Preços e todas as demais modalidades correlatas;

 

III - Gerir os contratos firmados pela Câmara, provenientes de compras de bens e materiais, de contratações de serviços e de obras e serviços de engenharia;

 

IV - Compor todas as comissões permanentes, deliberativas e especiais de licitação, bem como comissões para julgamento e aplicação de penalidades, multas e rescisões de contratos;

 

V - Promover estudos para alienações da Administração Públical;

 

VI - Gerir o trâmite de todos os ajustes, convênios, acordos e demais pactos celebrados pela Câmara Municipal;

 

VII - Despachar em todos os processos alusivos a contratações, alienações, desapropriações e demais temas; e todas as demais matérias que forem determinadas pelo Presidência pertinentes às contratações em geral efetuadas pela Administração Pública.

 

§ 2º Fica facultada a contratação de novo servidor conforme a necessidade da Câmara Municipal para apoio ao processo licitatório, cabendo a ele, dentre outros.

 

I - A elaboração da pesquisa de preços segundo a normativa feita por esta Câmara;

 

II - A elaboração do termo de referência após o recebimento do estudo técnico  preliminar (ETP) pelo demandante;

 

III - Integrar equipe de apoio aos agentes de contratação nos termos do artigo 8.º da Lei 14.133 de 21.

 

CAPÍTULO III

DA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DO AGENTE DE CONTRATAÇÃO

 

Art. 5º Fica a cargo do Agente de Contratação, ou, conforme o caso, à Comissão de Contratação, a condução da fase externa do processo licitatório, incluindo o recebimento e o julgamento das propostas, a negociação de condições mais vantajosas com o primeiro colocado, o exame de documentos, cabendo-lhes ainda:

 

I - Conduzir a sessão pública;

 

II - Receber, examinar e decidir as impugnações e os pedidos de esclarecimentos ao edital e aos anexos, além de poder requisitar subsídios formais aos responsáveis pela elaboração desses documentos;

 

III - Verificar a conformidade da proposta em relação aos requisitos estabelecidos no edital;

 

IV - Coordenar a sessão pública e o envio de lances, quando for o caso;

 

V - Verificar e julgar as condições de habilitação;

 

VI - Sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos de habilitação e sua validade jurídica;

 

VII - Receber, examinar e decidir os recursos e encaminhá-los à autoridade competente quando mantiver sua decisão;

 

VIII - Indicar o vencedor do certame;

 

IX - Adjudicar o objeto, quando não houver recurso;

 

X - Conduzir os trabalhos da equipe de apoio; e

 

XI - Encaminhar o processo devidamente instruído à autoridade competente e propor a sua homologação.

 

§ 1º A Comissão de Contratação conduzirá o Diálogo Competitivo, cabendo-lhe, no que couber, as atribuições listadas acima, sem prejuízo de outras tarefas inerentes a essa modalidade.

 

§ 2º Caberá ao Agente de Contratação ou à Comissão de Contratação, além dos procedimentos auxiliares a que se refere a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, a instrução dos processos de contratação direta nos termos do art. 72 da citada Lei.

 

§ 3º O Agente de Contratação e a Comissão de Contratação contarão, sempre que considerarem necessário, com o suporte dos órgãos de assessoramento jurídico e de controle interno para o desempenho das funções listadas acima.

 

CAPÍTULO IV

DO PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL

 

Art. 6º A Câmara Municipal poderá elaborar Plano de Contratações Anual, com o objetivo de racionalizar as contratações dos órgãos e entidades sob sua competência, garantir o alinhamento com o seu planejamento estratégico e subsidiar a elaboração das respectivas leis orçamentárias.

 

Parágrafo único. Na elaboração do Plano de Contratações Anual, observar-se-á como parâmetro normativo, no que couber, o disposto na Instrução Normativa nº 1, de 10 de janeiro de 2019, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia e as normas posteriores.

 

CAPÍTULO V

DO ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR

 

Art. 7º No âmbito da Câmara Municipal, a obrigação de elaborar Estudo Técnico Preliminar cabe à Diretoria Geral, ressalvado o disposto no Art. 8º

 

Art. 8º A elaboração do Estudo Técnico Preliminar será opcional nos seguintes casos:

 

I - Contratação de obras, serviços, compras e locações, cujos valores se enquadrem nos limites dos incisos I e II do art. 75 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, independentemente da forma de contratação;

 

II - Dispensas de licitação previstas nos incisos VII, VIII, do art. 75, da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021;

 

III - Contratação de remanescente nos termos dos §§ 2º a 7º do art. 90 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021;

 

IV - Quaisquer alterações contratuais realizadas por meio de Termo Aditivo ou Apostilamento, inclusive acréscimos quantitativos e prorrogações contratuais relativas a serviços contínuos.

 

CAPÍTULO VI

DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

 

Art. 9º É permitida a adoção do sistema de registro de preços para contratação de bens e serviços comuns, inclusive de engenharia, sendo vedada a adoção do sistema de registro de preços para contratação de obras de engenharia, bem como nas hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação.

 

Art. 10 As licitações processadas pelo sistema de registro de preços poderão ser adotadas nas modalidades de licitação Pregão ou Concorrência.

 

§ 1º Na licitação para registro de preços, não será admitida a cotação de quantitativo inferior ao máximo previsto no edital, sob pena de desclassificação.

 

§ 2º O edital deverá informar o quantitativo mínimo previsto para cada contrato oriundo da ata de registro de preços, com vistas a reduzir o grau de incerteza do licitante na elaboração da sua proposta, sem que isso represente ou assegure ao fornecedor direito subjetivo à contratação.

 

Art. 11 Nos casos de licitação para registro de preços, o órgão ou entidade promotora da licitação deverá, na fase de planejamento da contratação, divulgar aviso de intenção de registro de preços - IRP, concedendo o prazo mínimo de 8 (oito) dias úteis para que outros órgãos ou entidades registrem eventual interesse em participar do processo licitatório.

 

§ 1º O procedimento previsto no caput poderá ser dispensado mediante justificativa.

 

§ 2º Cabe à entidade promotora da licitação analisar o pedido de participação e decidir, motivadamente, se aceitará ou recusará o pedido de participação.

 

§ 3º Na hipótese de inclusão, na licitação, dos quantitativos indicados pelos participantes na fase da IRP, o edital deverá ser ajustado de acordo com o quantitativo total a ser licitado.

 

Art. 12 A ata de registro de preços terá prazo de validade de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período desde que comprovada a vantajosidade dos preços registrados. Art. 32. A ata de registro de preços não será objeto de reajuste, repactuação, revisão, ou supressão ou acréscimo quantitativo ou qualitativo, sem prejuízo da incidência desses institutos aos contratos dela decorrente, nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021.

 

Art. 13 O registro do fornecedor será cancelado quando:

 

I - Descumprir as condições da ata de registro de preços;

 

II - Não retirar a nota de empenho ou instrumento equivalente no prazo estabelecido pela Administração, sem justificativa aceitável;

 

III - Não aceitar reduzir o preço de contrato decorrente da ata, na hipótese deste se tornar superior àqueles praticados no mercado; ou

 

IV - Sofrer as sanções previstas nos incisos III ou IV do caput do art. 156 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021.

 

Parágrafo único. O cancelamento de registros nas hipóteses previstas nos incisos I, II e IV do caput será formalizado por despacho fundamentado.

 

Art. 14 O cancelamento do registro de preços também poderá ocorrer por fato superveniente, decorrente de caso fortuito ou força maior, que prejudique o cumprimento da ata, devidamente comprovados e justificados:

 

I - Por razão de interesse público; ou

 

II - A pedido do fornecedor.

 

CAPÍTULO VII

DO CREDENCIAMENTO

 

Art. 15 O credenciamento poderá ser utilizado quando a administração pretender formar uma rede de prestadores de serviços, pessoas físicas ou jurídicas, e houver inviabilidade de competição em virtude da possibilidade da contratação de qualquer uma das empresas credenciadas.

 

§ 1º O credenciamento será divulgado por meio de edital de chamamento público, que deverá conter as condições gerais para o ingresso de qualquer prestador interessado em integrar a lista de credenciados, desde que preenchidos os requisitos definidos no referido documento.

 

§ 2º A administração fixará o preço a ser pago ao credenciado, bem como as respectivas condições de reajustamento.

 

§ 3º A escolha do credenciado poderá ser feita por terceiros sempre que este for o beneficiário direto do serviço.

 

§ 4º Quando a escolha do prestador for feita pela administração, o instrumento convocatório deverá fixar a maneira pela qual será feita a distribuição dos serviços, desde que tais critérios sejam aplicados de forma objetiva e impessoal.

 

§ 5º O prazo mínimo para recebimento de documentação dos interessados não poderá ser inferior a 30 (trinta) dias.

 

§ 6º O prazo para credenciamento deverá ser reaberto, no mínimo, uma vez a cada 12 (doze) meses, para ingresso de novos interessados.

 

CAPÍTULO VIII

DAS SANÇÕES E PENALIDADES

 

Art. 16 O licitante ou o contratado poderão ser responsabilizados administrativamente em razão do cometimento das seguintes infrações:

 

I - Dar causa à inexecução parcial do contrato;

 

II - Dar causa à inexecução parcial do contrato que cause grave dano à Administração, ao funcionamento dos serviços públicos ou ao interesse coletivo;

 

III - Dar causa à inexecução total do contrato;

 

IV - Deixar de entregar a documentação exigida para o certame;

 

V - Não manter a proposta, salvo em decorrência de fato superveniente devidamente justificado;

 

VI - Não celebrar o contrato ou não entregar a documentação exigida para a contratação, quando convocado dentro do prazo de validade de sua proposta;

 

VII - Ensejar o retardamento da execução ou da entrega do objeto da licitação sem motivo justificado;

 

VIII - Apresentar declaração ou documentação falsa exigida para o certame ou prestar declaração falsa durante a licitação ou a execução do contrato;

 

IX - Fraudar a licitação ou praticar ato fraudulento na execução do contrato;

 

X - Comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude de qualquer natureza;

 

XI - Praticar atos ilícitos com vistas a frustrar os objetivos da licitação;

 

XII - Praticar ato lesivo previsto no art.5.º da lei 12.846 de 2013.

 

Art. 17 Serão aplicadas ao responsável pelas infrações administrativas previstas nesta Lei as seguintes sanções:

 

I - Advertência;

 

II - Multa;

 

III - Impedimento de licitar e contratar;

 

IV - Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar.

 

§ 1º Na aplicação das sanções serão considerados:

 

I - A natureza e a gravidade da infração cometida;

 

II - As peculiaridades do caso concreto;

 

III - As circunstâncias agravantes ou atenuantes;

 

IV - Os danos que dela provierem para a Administração Pública;

 

V - A implantação ou o aperfeiçoamento de programa de integridade, conforme normas e orientações dos órgãos de controle.

 

Art. 18 Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.

 

Prefeitura Municipal de Sooretama, Estado do Espírito Santo, ao vigésimo nono dia do mês de janeiro do ano de dois mil e vinte e quatro.

 

ALESSANDRO BROEDEL TOREZANI

PREFEITO MUNICIPAL DE SOORETAMA

 

Certifico e dou fé, que dei publicidade a presente, afixando cópia no quadro de avisos desta municipalidade.

 

ANTÔNIO GONÇALVES

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Sooretama.

 

ANEXO I

 

CARGO

QUANTITATIVO

CARGA HORÁRIA

VENCIMENTOS

REFERÊNCIA

Diretor de Compras e Licitações

01

30 h

R$ 1.800,00

CC-4